segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Distúrbios em Londres organizados pelo BlackBerry Messenger

Faltava saber como os responsáveis destes actos de vandalismo e violência tinham conseguido tal organização. Até agora o Facebook e o Twitter, eram alguns dos meios mais privilegiados em organizar eventos com uma grande adesão das massas. Contudo, os organizadores deste acto habilmente utilizaram um dos grandes trunfos da Blackberry, o seu BBM (BlackBerry Messenger).

A rede do BBM tem características que a fazem altamente apetecível a criminosos. Em contraste com o facto de as redes sociais serem na sua grande maioria, locais virtuais e de domínio público, o BBM permite criar grupos privados onde os participantes têm um número unívoco (PIN) que podem trocar entre si e desta forma proteger a confidencialidade das mensagens trocadas.

É portanto fácil criar uma “darknet” (uma rede social sombra) de influências perigosas, bastando para isso espalhar esses PINs por redes sociais, ou caso se opte por SMS para uma maior camada de privacidade. A adopção dos Blackberrys por redes criminosas, têm neste momento uma grande vantagem, conseguem-se arranjar modelos com um rácio custo / funcionalidade superior ao de modelos de alta gama como o iPhone e alguns modelos Android e a Blackberry tem ainda uma forte presença no Reino Unido.

FONTE

Sem comentários:

Enviar um comentário