sexta-feira, 27 de julho de 2012

Seringa “indolor, segura e de fácil utilização”


Nova tecnologia permite administrar fármacos através de laser.

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, desenvolveram uma seringa a laser (LaserLeap) que permite a administração de fármacos através da pele sem utilização de seringas tradicionais.

A nova tecnologia consiste numa técnica activa de permeação de pele, que pela utilização de luz laser de baixa intensidade, provoca a abertura reversível dos poros da pele, permitindo a passagem de um medicamento. Isto é conseguido através da formação muito eficiente de uma onda de pressão num material adequado, concomitante com a absorção da luz laser. Esta onda de pressão é propagada à pele, provocando aí um ‘tremor de pele’. É esta perturbação que vai permitir a passagem do medicamento.
Ao Ciência Hoje, Carlos Serpa afirma que as mais-valias da utilização da LaserLeap em relação ao método convencional de administração de fármacos residem no facto de a primeira ser “indolor, segura e reversível e de fácil utilização”.

Por enquanto, ainda não se sabe quando, onde e em que situações será utilizada a seringa a laser. As perspectivas de utilização em alguns actos médicos que actualmente usam uma seringa estão abertas.

FONTE

Sem comentários:

Enviar um comentário