quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Vidro metálico!

Um grupo de universitários criou aquele que é já considerado o material mais resistente do mundo! É designado por “vidro-metálico” e tem origem no paládio, um metal que pertence ao grupo dos materiais Platino.
Estes universitários, que devem ter uns neurónios mais potentes que a maioria, inventaram oVidro-Metálico. Aparentemente é muito resistente e tenaz (mas que raio é isto?!). É resistente porque é preciso uma força grande para o deformar ou para o dobrar e é tenaz porque é preciso uma força muito elevada para partir uma peça feita com este material. Geralmente os construtores têm de optar entre materiais “ou mais resistente ou mais tenazes”, mas parece que o vidro-metálico tem o melhor dos dois mundos (ou pelo menos é o mais equilibrado).
Mas e o que tem isto a haver com tecnologia?! Pois bem. Já imaginaram se os nossos telemóveis e portáteis tiverem uma camada deste super material? Talvez já não tivéssemos tantas chatices…
O iPhone, por exemplo, tem um ecrã feito de uma material à base de vidro, que é muito resistente (não dobra facilmente) mas é pouco tenaz (parte mais facilmente). Por outro lado, os ecrãs AMOLED da Samsung são feitos à base de plástico que é um material menos resistente (dá para dobrar) mas também é pouco tenaz. Parece lotaria quando caem… e então se ficam virados para baixo, ainda há aquele suspense antes de saber se partiu ou se não partiu :D No caso dos smartphones as marcas tentam colmatar a resistência/tenacidade dos seus ecrãs com capas.
Nestes últimos dias, várias marcas apresentaram na CES 2011 algumas soluções para melhorar esta lacuna em produtos tecnológicos que têm um ecrã, tais como: telemóveis, portáteis, tablets, mesas táctil, montras electrónicas, mostradores de relógios, etc… Esta poderá ser outra solução mas vamos lá ver se isto não volta a aumentar estupidamente o preço das coisas! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário