quinta-feira, 14 de julho de 2011

Dicas para evitar o cibercrime em época de férias

Internet é segura se for utilizada com as devidas precauções.

Nos últimos anos o comércio electrónico tem sido uma das formas mais utilizadas para a compra de viagens, para a reserva de hotéis, restaurantes e muitos outros serviços. Em tempo de férias a comodidade que a Internet proporciona é uma mais-valia para quem quer organizar tudo rapidamente e a partir de casa.

Mas no mundo virtual quanto maior é a facilidade, maior também pode ser o perigo. É nesta altura de férias que acontece o maior número de cibercrimes. Utilizar diferentes passwords, verificar a seguranças dos sites ou dispor de um plafond reduzido no cartão de crédito são algumas dicas que a Kaspersky Lab sugere aos cibernautas.

Alguns conselhos:

Em primeiro lugar é fundamental o cliente informar-se bem sobre “o que está a comprar e a quem está a comprar”. Os ciber-criminosos podem ser sofisticados ao ponto de criar agências de viagens ou de aluguer de apartamentos virtuais falsas para obter os dados do cartão de crédito.

É preciso desconfiar dos preços excessivamente baixos, apontar sempre os nomes e os contactos que são fornecidos nos sites e nunca dar dados do cartão de crédito em janelas de chats que os solicitem.

Necessário também ter em conta o endereço electrónico que aparece no browser. Este deve começar por “https://” (HyperText Transfer Protocol secure), o que indica que é um site seguro, e ter o ícone de um cadeado fechado no lado direito da barra ou na parte inferior da janela da página. Normalmente,   os navegadores actuais indicam um site seguro com a cor verde nas barras de endereço.
Como para os hackers é fácil decifrar passwords e sequestrar as contas em páginas de comércio electrónico, o melhor é utilizar diferentes passwords em cada loja online.

Quando se quer fazer uma operação através da banca online, é sugerido que se introduza o endereço do banco directamente no browser. Não se devem utilizar links recebidos através de correio electrónico ou de outros sistemas, já que podem conduzir a websites fraudulentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário