Opensoft criou uma espécie de Facebook vocacionado para empresas
A empresa portuguesa Opensoft vai mudar-se para Sillicon Valley (EUA) para desenvolver o projecto Spreadd, uma rede social para empresas que localiza automaticamente os trabalhadores por áreas de interesse, potenciando a partilha de conhecimentos. A ideia surgiu há um ano, mas só há seis meses foi posta em prática dentro da Opensoft.
A rede funciona como uma base de dados “alimentada com os interesses profissionais dos usuários, avisando automaticamente aqueles que têm interesses idênticos”.
Com algumas semelhanças ao Facebook, a rede permite fazer comentários e partilhar qualquer tipo de ficheiro. “O objectivo é juntar a informação de uma empresa e criar uma oportunidade de colaboração, partilha e interacção para permitir que empresas de alguma dimensão não percam produtividade por estarem dispersas”.
Por exemplo, dois trabalhadores da mesma empresa podem estar a desenvolver projectos sobre assuntos semelhantes mas em escritórios afastados. Esta rede permitiria que fossem informados acerca dos projectos de cada um e assim poderiam trocar ideias e desenvolver um trabalho integrado.
Outro cenário que pode trazer ganhos de eficiência consideráveis é a detecção de dois colaboradores que estão a executar a mesma tarefa sem se aperceberem. “Podem ser comerciais e estar ambos a escrever uma proposta para o mesmo cliente. Muito mais interessante seria 'avisar' os colaboradores em causa que poderiam passar a trabalhar em conjunto ou decidir que só um deles deveria estar a executar a tarefa”
Sem comentários:
Enviar um comentário