quinta-feira, 7 de abril de 2011

Baterias que se carregam em menos de 2 minutos

Os smartphones são mais potentes do que nunca, mas há um elemento que parece que não tem acompanhado a evolução: as baterias.

Ao que parece, uns cientistas da Universidade do Illinois acabaram de inventar uma bateria que se vier a ser uma realidade, vai tornar a nossa vida muito mas fácil. E sabem porquê!? Porque esta nova bateria tem a (quase milagrosa) capacidade de ficar (quase) completamente carregada… em apenas 2 minutos!!

as baterias de Li-Ion, produzem energia através de uma reacção electroquímica, onde os iões que estão armazenados num dos eléctrodos da bateria, passam para o outro, gerando a preciosa corrente. Ora, o processo de (re)carregamento é também uma reacção deste tipo, só que em sentido inverso.

O segredo desta nova tecnologia está na diminuição substancial da distância, e do tempo que esses iões demoram a fazer o percurso inverso, durante o processo de recarregamento. E para alcançar esta redução, estes engenhosos moços do Illinois, desenvolveram um novo processo de fabrico e construção de baterias, e um dos seus protótipos, uma célula NiMH chegou a 75% da capacidade em apenas 2,7 segundos, demorando cerca de 20 segundos a ficar com 90% da carga total. Mas isto é apenas um protótipo. Segundo as previsões destes mesmos cientistas, uma futura célula de produção em massa (i.e. com as necessárias alterações para ser comercialmente viável) baseada neste processo de construção, poderá chegar aos 90% de carga em 2 minutos!
Já imaginaram, poderem carregar o vosso smartphone enquanto bebem um café, esperam pelo comboio, ou outro qualquer “tempo morto”!? E não só smartphones, já que uma bateria deste tipo pode reduzir o tempo de carregamento das baterias de (muito) maior capacidade, como as dos carros eléctricos.

Muito bom não acham?

FONTE

Sem comentários:

Enviar um comentário