sexta-feira, 10 de junho de 2011

Eclipse total da Lua no dia 15 de Junho

No próximo dia 15 de Junho irá ocorrer um eclipse total da Lua observável em Portugal. Durante os próximos três anos, este será o último eclipse lunar no qual uma boa parte da fase da totalidade será visível no nosso país. O próximo eclipse deste género, integralmente visível em Portugal, não acontecerá até daqui por quatro anos – 28 de Setembro de 2015.

Devido à refracção da luz na nossa atmosfera, uma parte dos raios solares misturam-se com a sombra terrestre, conferindo um toque de cor peculiar à Lua eclipsada. Esta cor pode variar do mero cinzento sujo, passando por tonalidades de castanho até vermelho vivo ou cor de laranja.

Qual será a cor real é difícil prever, já que poderá alterar-se ao longo do evento e depende principalmente da cobertura de nuvens em torno do globo terrestre e das partículas de poeiras e matéria orgânica suspensas na atmosfera. Erupções vulcânicas recentes, tempestades de areia nos desertos e outras calamidades meteorológicas ou geológicas contribuem consideravelmente para a transparência da atmosfera e da cor que o eclipse lunar irá mostrar.

O eclipse pode ser observado em toda a Terra, com excepção do extremo Norte da Ásia e da Europa, e toda a América do Norte. O eclipse na integridade pode ser acompanhado na Índia, Ásia Menor e toda a zona Este da África e África do Sul.


Horário do eclipse
Hora de Verão Portugal continental:
Primeiro contacto com a penumbra: 18h23 (não visível em Portugal)
Início da fase parcial: 19h22 (não visível em Portugal)
Início da totalidade: 20h21
Máximo da totalidade: 21h12
Fim da totalidade: 22h02
Fim da fase parcial: 23h01
Último contacto com a penumbra: 0h01 (16.6.)

Sem comentários:

Enviar um comentário