segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Pen cria água potável

A revista TIME elegeu esta invenção como uma das 100 maiores e mais influentes de 1923 até o presente: trata-se de uma Pen purificadora de água cuja bateria se carrega através de uma ligação USB. Funciona por recurso a raios ultravioleta é bastante útil para obter água potável em partes do mundo onde isso se torna um desafio.

O novo aparelho, SteriPEN Freedom, é o mais pequeno e portátil purificador de água actualmente disponível no mercado. Consegue desinfectar meio litro de água em 48 segundos e uma só carga da sua bateria chega para 40 utilizações, ou seja, cada vez que é carregada deverá ser capaz de purificar 20 litros de água.

Para desinfectar meio litro de água basta mergulhar a luz ultravioleta do dispositivo na água e passados 48 segundos surge uma luz verde para indicar que a água já é potável. É a mesma tecnologia usada pelos principais fabricantes de água engarrafada.

Segundo a empresa, vários testes extensivos provaram que a SteriPEN Freedom é “segura e eficaz”, e “elimina mais de 99,9 por cento de bactérias, vírus e protozoários que causam doenças transmitidas pela água”.

Para além de poder ser recarregado via USB, o aparelhotambém recebe alimentação através de um adaptador de ficha ou ainda com diversos carregadores solares compatíveis. O tempo de vida médio “é eficaz para oito mil doses de tratamento à água”, dizem os fabricantes.


Sem comentários:

Enviar um comentário