sábado, 21 de abril de 2012

Europa quer criar uma ‘super’ agricultura


Um novo projecto financiado em três milhões de euros no âmbito do Sétimo Programa Quadro (7PM) da União Europeia vai dedicar-se, a partir de agora e durante os próximos cinco anos, a criar uma agricultura resistente a secas e doenças.

Chama-se ABSTRESS e reúne investigadores de treze institutos da República Checa, Alemanha, Espanha, França, Itália, Hungria e Reino Unido com o objectivo de alterar drasticamente a maneira como se produzem novas variedades de plantas.
Para conseguir isso, os cientistas vão utilizar técnicas moleculares e informáticas para identificar os processos através dos quais as secas e as doenças se combinam para dificultar a o sucesso das culturas. O projeto também irá identificar novos genes e vias bioquímicas que melhoram a resistência das plantas a estes dois factores.

Os investigadores vão recorrer como modelo a uma planta semelhante ao trevo. Assim, no laboratório, centenas destas plantas serão submetidas a condições de seca e um tipo de fungo chamado de Fusarium. Este foi escolhido como exemplo de doença de stress uma vez que afecta a maneira como as plantas são capazes de fazer circular a água.

Depois de submeter as plantas a estas condições, a equipa vai aplicar uma tecnologia de ponta de obtenção de imagens de alto desempenho para estudar a evolução das plantas. As informações obtidas a partir do estudo deste organismo modelo vão aplicar-se depois à criação de novas variedades de ervilha.
Estas vão ser comparadas com outras colheitas comerciais para determinar quais sobrevivem melhor a um ataque combinado de seca e Fusarium. As plantas com que se obtiverem melhores resultados serão cultivadas em plantações de toda a Europa para serem estudadas.

FONTE

Sem comentários:

Enviar um comentário