Os smartphones estão perto de substituir a carteira. Em Portugal, os serviços ainda estão numa fase experimental.
Os smartphones preparam-se para juntar a possibilidade de realizar pagamentos às inúmeras funcionalidades que já detêm. Nos pagamentos por telemóvel, a aposta é alta e há muitos interessados em jogo (bancos, fabricantes de telemóveis e operadoras de telecomunicações, entre outros).
Ainda numa fase experimental e restrita, os primeiros serviços começam a estar disponíveis, como é o caso do Google Wallet e do PayPal Wallet, fora de Portugal. Por cá, a TMN já arrancou com um projeto-piloto, o TMN Wallet, e as outras operadoras principais devem seguir-lhe o exemplo.
Um dos sistemas de pagamento por telemóvel consiste num código QR. Este é fotografado com o telemóvel e a imagem é reconhecida por uma aplicação própria. O procedimento não deverá variar muito entre serviços: abre a aplicação exclusiva do serviço, insere o código PIN e escolhe o cartão com o qual pretende pagar, se houver mais do que uma possibilidade. No terminal de pagamento, fotografa o código QR. Finalmente, escolhe o produto pretendido.
Fotografia de código QR é um dos meios de pagamento por telemóvel.
Sem comentários:
Enviar um comentário