quinta-feira, 29 de março de 2012

Japão quer criar rede de satélites para protecção contra desastres naturais


O Japão vai propor à Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) a criação de uma rede de informação baseada em pequenos satélites e orientada para a prevenção de desastres naturais.

O governo japonês acredita que um sistema de satélites que englobe os diferentes países asiáticos permitirá compilar e partilhar informação que pode facilitar a protecção contra desastres naturais como furacões, muito frequentes na região, e tsunamis, como o que provocou o acidente na nuclear de Fukushima I.

Os satélites desenvolvidos pelos japoneses são mais pequenos do que os mais usuais (pesam 500 quilogramas em vez de 2000) e custarão três ou quatro vezes menos do que aqueles.
A exportação de satélites e de tecnologia espacial é um dos grandes sectores estratégicos para o crescimento do país, que é actualmente a terceira economia mundial.

FONTE

quarta-feira, 28 de março de 2012

Telemóveis sem radiações perigosas


A Deco Proteste mediu a radiação emitida por 15 telemóveis e todos estão muito abaixo do limite legal.
A suspeita quanto aos malefícios para a saúde das radiações transmitidas pelos telemóveis, devido à proximidade do aparelho ao cérebro, prevalece entre os mais céticos.
As medições de SAR (sigla inglesa para a Taxa de Absorção Específica) revelam que os níveis de radiação detetados estão muito abaixo do limite máximo imposto pela União Europeia, situado nos 2 W/kg.

Com os telemóveis a emitir na potência máxima, o que só acontece quando o sinal de rede é fraco, registámos valores de SAR entre 0,14 e 0,47 W/kg. Já numa utilização muito mais frequente, com sinal razoável e o aparelho emitindo a um nível médio de potência, os valores baixam substancialmente e situam-se entre 0,011 e 0,083 W/kg.



sexta-feira, 23 de março de 2012

Truques de yo-yo

Velho? Velho são os trapos.
Senhor com experiência ensina como se brinca com o yo-yo.

sexta-feira, 16 de março de 2012

“FarmVille” real permite gerir hortas via Internet

O famoso jogo “FarmVille” tornou-se realidade graças a um projecto “inovador” do Instituto Politécnico de Beja (IPB), que permite gerir hortas reais através da Internet, sem “mexer na terra”, e receber em casa os produtos produzidos.

O projecto “MyFarm.com”, desenvolvido por um professor e cinco alunos do IPB, transpõe para a realidade a lógica do “Farmville”, no qual o jogador gere uma quinta, em que, por ser virtual, nunca chega a provar o que produz.
O “MyFarm.com” permite a uma pessoa, residente num meio urbano e que “não tem tempo ou paciência” para hortifruticultura, ter uma horta real gerida pela Internet.

Os clientes “controlam a sua horta totalmente na Internet”, como no jogo, mas têm a “grande vantagem” de aquela ser real, “ao ponto de receberem” os produtos em casa e de “saberem como foram produzidos, desde a sementeira à colheita”, frisou.

A equipa está a aceitar pré-inscrições para o “MyFarm.com”, cuja fase piloto, num investimento de dez mil euros, destina-se a clientes da cidade de Beja e da vila de Cuba e vai funcionar em 20 parcelas, com 49 metros quadrados cada, do Centro Hortofrutícola do IPB.

FONTE

quarta-feira, 14 de março de 2012

Falso aviso de multa da PSP circula por e-mail

Se receber um aviso ou uma multa da Polícia de Segurança Pública para combater o cibercrime, não ligue, nem pague.

Evite ser alvo do ataque de um tipo de malware, conhecido por “ransom” (sequestrador em português): na prática, bloqueia o computador e só o liberta se pagar.

Supostamente enviadas pela polícia, estas mensagens informam que deverá pagar uma multa por ter acedido a conteúdos ilegais. Caso contrário, ameaçam bloquear o seu computador.

Este aviso parece bastante credível, mas não passa de uma fraude: identifica o seu endereço de IP e recorre a logótipos e serviços de pagamento de entidades credíveis. Mas alguns pormenores, como erros gramaticais, de ortografia ou termos em português do Brasil, denunciam tratar-se de uma fraude.

A polícia não exige o pagamento de multas por e-mail. Por mais credível que seja a mensagem recebida, nunca envie dados pessoais por esta via.



terça-feira, 13 de março de 2012

Mais desporto é igual a melhor sexo

Um novo estudo, recentemente publicado no «Journal of Sexual Medicine» poderá incentivar quem não gosta muito de exercício físico, a praticá-lo.
Para além de melhorar o estado físico e psíquico, prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e a obesidade, o desporto ajuda a melhorar o sexo.

Nos homens melhora o desempenho sexual e nas mulheres, ajuda o fluxo sanguíneo no clítoris, potenciando igualmente a sua função.
Na investigação participaram 25 jogadoras de andebol e voleibol, entre os 20 e 45 anos, sexualmente activas, que praticam desporto com frequência (quatro horas por dia) e outras tantas da mesma faixa etária, saudáveis, mas cuja prática não excedia um hora por semana.A prática regular de exercício físico contribui para melhorar a actividade sexual, já que aumenta as endorfinas, que funcionam como neuromodelador e aumentam o fluxo sanguíneo. O resultado é o mesmo em homens e em mulheres.

LINK

segunda-feira, 12 de março de 2012

Trike Drifting

Pneus quais os melhores

Através de um inquérito a condutores de Portugal, Espanha, França, Itália e Bélgica, procurámos obter informações sobre os pneus que equipam os automóveis que conduzem.

Michelin é a marca mais resistente.
Segundo a experiência de mais de 30 mil condutores, os pneus duram, em média, entre cerca de 33 mil e quase 47 mil quilómetros.


Pneus novos para trás
Cerca de 45% dos inquiridos nacionais mudou apenas 2 pneus, sendo que na maioria das situações (80%) foram os da frente. Quisemos saber a forma como foi feita a mudança e quase metade indicou não ter alterado a posição, ou seja, na maioria dos casos, mantiveram os pneus novos na frente. Apenas 20% respondeu ter passado os velhos para a frente e colocado os novos atrás. Este é o procedimento mais correto: convém que os pneus traseiros estejam em melhores condições, dado não ser possível corrigir eventuais desvios de trajetória com o volante, como acontece à frente. Deste modo, consegue-se um maior controlo nas travagens de emergência e em curvas apertadas, caso o veículo tenha tração dianteira ou traseira.

Sava e Ceat com defeitos nos pneus
Cerca de 4% dos inquiridos revelou ter trocado os pneus devido a defeitos, como bolhas ou fissuras. As marcas Sava e Ceat destacaram-se pela negativa por revelarem uma maior incidência de defeitos. Já a Semperit não foi apontada uma única vez.

A pressão dos pneus deve ser verificada uma vez por mês.



sexta-feira, 9 de março de 2012

O “.com” pode estar perto do fim

A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), entidade responsável pela supervisão e gestão dos domínios na Internet a nível global, começa a aceitar candidaturas para substituir endereços terminados com os conhecidos ".com" ou ".net" por endereços com um sufixo próprio, tal como ".Nike" ou ".London".

A medida preocupou muitas empresas, que já dedicam esforços a vasculhar a Web em busca de violações de marcas e ocasionalmente adquirem endereços que não planeiam usar, a fim de impedir que caiam sob o controle de aproveitadores.
Empresas, organizações, entidades ou cidades que pretendam candidatar-se a um novo domínio personalizado, terão de pagar 185 mil dólares (145 mil euros) mais um custo anual de manutenção, comparativamente ao registo dos domínios “.com”, cujo o custo não ascende os dez dólares (oito euros).

LINK (mensagem completa)

quinta-feira, 8 de março de 2012

Contratos a termo certo prolongados

Os contratos de trabalho a termo certo que atinjam a duração máxima permitida por lei (em regra, 3 anos) até 30 de junho de 2013 podem sofrer mais duas renovações extraordinárias, segundo a lei que entrou em vigor a 11 de janeiro. No conjunto, as renovações extraordinárias não podem exceder 18 meses. Além disso, cada uma deve ser superior a um sexto da duração máxima do contrato ou da sua duração efetiva (a que for inferior).

Os contratos a termo certo que beneficiem do novo regime deverão terminar até 31 de dezembro de 2014. Os que excederem este prazo ou os limites de duração definidos para as renovações extraordinárias passam automaticamente a contratos de trabalho sem termo.

O novo regime estabelece também a compensação aplicável a estes contratos, quando terminam sem ser por iniciativa do trabalhador. O valor a receber depende da data em que o contrato foi celebrado.

Nos contratos a partir de 1 de novembro de 2011, o trabalhador recebe o equivalente a 20 dias por cada ano de antiguidade (o proporcional, para anos incompletos).

Nos contratos anteriores a 1 de novembro de 2011, a compensação corresponde à soma de duas parcelas. Antes da primeira renovação extraordinária recebe 2 dias por cada mês de trabalho (3 dias, se a relação durar menos de 6 meses). Após a primeira renovação extraordinária, a compensação é igual à dos contratos recentes: 20 dias por cada ano de antiguidade (o proporcional, para anos incompletos).


Holandes cria tipografia para dislexicos

Os disléxicos vêem geralmente as letras como figuras 3D, e o termo é definido como um transtorno que dificulta a aprendizagem, a escrita e a leitura. Christian Boer é ‘designer’ gráfico holandês e é disléxico. Decidiu criar uma tipografia especial destinada a facilitar a vida de pessoas com o mesmo problema.

O novo tipo de letra – o Dyslexie –, de acordo com um estudo independente da Universidade de Twente (Holanda), funciona mesmo. Os resultados foram confirmados após 21 alunos com dislexia testarem a nova tipografia – quando liam textos escritos, cometiam menos erros.


LINK (mensagem completa)


sexta-feira, 2 de março de 2012

Portagens nas SCUT são ilegais

A cobrança de portagens nas antigas SCUT é ilegal, considera a Comissão Europeia que ameaça Portugal com um processo no Tribunal Europeu de Justiça caso a situação não seja reposta.

A Comissão reage assim à queixa apresentada, em novembro de 2010, pela Câmara Municipal de Aveiro que defende que a introdução de portagens nas ex-SCUTS é "uma injustificada violação do princípio da livre circulação de pessoas e uma flagrante violação do princípio da não discriminação em razão da nacionalidade".

Perante os factos, a Comissão Europeia deu provimento à queixa da autarquia contra o Estado português, acerca da introdução do sistema de cobrança de portagens nas antigas autoestradas "Sem Custo para os Utilizadores", que atravessam o concelho de Aveiro - A17, A25 e A29.

Parecer válido para todas as SCUT

Em comunicado, a Câmara de Aveiro adianta que  Bruxelas solicitou "um pedido de esclarecimento junto do Governo português e, na insuficiência da resposta dada pelas autoridades nacionais, o envio formal de um parecer fundamentado pedindo mais explicações e documentação que justificasse a legislação aprovada, o seu sentido e alcance, e as derrogações que a mesma introduz ao ordenamento jurídico europeu".

A Comissão Europeia acabou por considerar que a cobrança de portagens nas antigas autoestradas "Sem Custo para os Utilizadores" é ilegal e alerta que se Portugal não alterar as normas que violam o direito comunitário, enviará o caso para o Tribunal de Justiça da União Europeia.

LINK

quinta-feira, 1 de março de 2012

Ano 2011: A Internet em estatistica

No que diz respeito a internet, seria importante e curioso saber os números que a compõem, isto é, quantos foram os utilizadores em 2011, quantas contas de email existiram, quantos sites e redes sociais, a quantidade de vídeos e filmes vistos, etc.. E, assim, o site Pingdom apresentou os números da Internet de 2011!

Desde 2008 que o site Pingdom, especializado na monitorização de dados da Web, vem fazendo uma recolha dos número da Internet. E o ano de 2011 não foi excepção, resta-nos agora conhecer esses números, mediante as suas áreas:



E-MAIL
-3.146 mil milhões – número de contas de e-mail em todo o Mundo
-27.6% – O Microsoft Outlook foi o cliente de e-mail mais popular
-19% – Percentagem de spam entregue nas caixas de e-mail e emails corporativos, apesar dos filtros anti-spam
-112 – Número de e-mails enviados e recebidos por dia pela média de utilizadores corporativos
-71% – Percentagem do tráfico de e-mail por todo o mundo que era spam (Novembro/2011)
-360 milhões – Número total dos utilizadores do hotmail (o maior serviço de e-mail no mundo)
-$44.25 – Retorno estimado de cada $1 de investimento em marketing via e-mail
-40 – Anos passados desde que o primeiro e-mail foi enviado, em 1971
-0.39% – Percentagem de e-mail que foi malicioso (Novembro/2011)

WEBSITES
-555 milhões – Número de Sites (December/2011)
-300 milhões – Sites adicionados em 2011


SERVIDORES
-239.1% – Crescimento do número de sites Apache
-68.7% – Crescimento do número de sites IIS
-34.4% – Crescimento do número de sites NGINX
-80.9% – Crescimento do número dos sites Google

DOMÍNIOS
-95.5 milhões – Número de domínios ‘.com’ até ao final de 2011
-13.8 milhões – Número de domínios ‘.net’ até ao final de 2011
-9.3 milhões – Número de domínios ‘.org’ até ao final de 2011
-7.6 milhões – Número de domínios ‘.info’ até ao final de 2011
-2.1 milhões – Número de domínios ‘.biz’ até ao final de 2011
-220 milhões – Número de domínios registados (últimos 4 meses de 2011)
-86.9 milhões –  Número de códigos de domínio de topo (.CN, .UK, .DE, …), nos últimos 4 meses
-324 – Número de domínio de topo
-28% – Mercado para BIND, número um dos servidores DNS
-$2.6 milhões – O preço do ‘social.com’, o domínio mais caro, vendido em 2011


UTILIZADORES
-2.1 mil milhões– Utilizadores da Internet em todo o Mundo
-922.2 milhões – Utilizadores da Internet na Asia
-476.2 milhões – Utilizadores da Internet na Europa
-271.1 milhões – Utilizadores da Internet na América do Norte
-215.9 milhões – Utilizadores da Internet na América Latina e Caraíbas
-118.6 milhões – Utilizadores da Internet em África
-68.6 milhões – Utilizadores da Internet no Médio Oriente
-21.3 milhões – Utilizadores da Internet na Oceania e Austrália
-45% – Partilha feita por utilizadores com idade inferior a 25 anos
-485 milhões – Número de utilizadores da Internet na China, superior a qualquer outro local no Mundo
-36.3% – Percentagem de penetração da China na Internet
-591 milhões – Número de assinaturas fixas (com fio) de banda larga em todo o Mundo

REDES SOCIAIS
-Mais de 800 milhões – Número de utilizadores do Facebook no final de 2011
-200 milhões – Número de utilizadores adicionados ao facebook durante 2011
-350 milhões – Número de utilizadores do Facebook que iniciaram sessão no serviço a partir do telemóvel
-225 milhões – Número de contas no Twitter
-100 milhões – Número de utilizadores activos no Twitter em 2011
-18.1 milhões – Pessoas que seguem a Lady Gaga, a pessoa mais popular no Twitter
-250 milhões – Número de tweets por dia (Outubro/2011)
-1 – ‘#egypt’ foi a hashtag número um no Twitter
-8,868 – Número de tweets por segundo durante o mês de Agosto para o MTV Video Music Awards
-$50,000 – O valor arrecadado para caridade, pelo tweet mais retweetado de 2011
-39 milhões – Número de blogs no Tumblr no final de 2011
-70 milhões – Número total de blogs no WordPress no final de 2011
-1 mil milhão – Número de mensagens enviadas a partir do WhatsApp, durante um dia (Outubro/2011)
-2.6 mil milhões – Contas em serviços de chat em todo o Mundo
-2.4 mil milhões – Contas em redes sociais em todo o Mundo


BROWSERS
Browsers_2011

DISPOSITIVOS MÓVEIS
-1.2 mil milhões – Número de assinaturas de banda larga móvel em todo o Mundo
-5.9 mil milhões – Número estimado de assinantes móveis em todo o Mundo
-85% – Percentagem de dispositivos vendidos em 2011 que incluiam browser
-88% – Trafégo global na web do iPad em Dezembro

VÍDEOS
-1 bilião – Número de vídeos reproduzidos no YouTube
-140 – Número de reproduções no YouTube por  cada pessoa na Terra
-48 horas – Quantidade de vídeos enviados para o YouTube a cada minuto
-1 – O vídeo mais visto no YouTube durante 2011 foi ‘Rebecca Black – Friday’
-82.5% – Percentagem de audiência nos EUA que via vídeos online
-76.4% – Percentagem YouTube no mercado de sites de vídeo nos EUA (Dezembro/2011)
-4,189,214 – Número de novos utilizadores do Vimeo
-201.4 mil milhões – Número de vídeos vistos por mês online (Outubro/2011)
-88.3 mil milhões – Vídeos vistos por mês no Google sites, incluindo YouTube (Outubro/2011).
-43% – Percentagem de todos os vídeos vistos em todo o Mundo, entregues por sites da Google, incluindo o YouTube

IMAGENS
-14 milhões – Número de contas criadas no Instagram durante 2011
-60 – Número médio de fotografias enviadas, por segundo, para o Instagram
-100 mil milhões – Número estimado de fotografias no Facebook em meados de 2011
-51 milhões – Número total de utilizadores registados no Flickr
-4.5 milhões – Número de fotografias enviadas para o Flickr a cada dia
-6 mil milhões – Fotografias alojadas no Flickr (Agosto/2011)
-1 – A câmara no iPhone 4 da Apple torna-se a mais popular no Flickr

LINK (mensagem completa)