Medição científica fixa comprimento do monumento em 21196,18 quilómetros
A primeira medição científica e sistemática da Grande Muralha da China fixa o seu comprimento em 21196,18 quilómetros, mais do dobro do que se pensava. Um estudo preliminar realizado em 2009 estimava que o muralha percorria 8850 quilómetros.O actual levantamento arqueológico, dado agora a conhecer, também dá conta da enorme deterioração a que está submetido este monumento declarado Património da Humanidade.
Durante o levantamento foram identificados 43721 locais históricos, nos quais se incluem troços de parede, passagens e locais de defesa, bem como diversas outras facilidades e ruínas.
Conhecida pelos chineses como a Longa Muralha dos 10 000 Li (unidade de medida chinesa que equivale a 500 metros), esta é a maior estrutura realizada pela humanidade. Consiste numa série de fortificações, muitas vezes sobrepostas, feitas de pedra, tijolo e barro. Começou a ser construída no no século III a. C., durante a Dinastia Qin (221-207 a.C.) para a protecção do antigo império chinês dos ataques das tribos do norte.
Actualmente, a estrutura sofre de vários males. A sua protecção é difícil nas zonas mais desérticas e fenómenos naturais como terramotos, inundações, chuva e vento afectam o monumento. Além destes, a acção humana está a contribuir para a degradação da muralha. O roubo de pedras e tijolos é muito frequente bem como os cultivos que aceleram a erosão.
Sem comentários:
Enviar um comentário