quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Portugal vai enfrentar frio glacial

Uma onda de frio polar está a chegar a Portugal, depois de ter feito mais de uma centena de mortos no Norte da Europa.

As temperaturas vão continuar a cair em todo o país nesta sexta-feira. A madrugada de sábado será gelada, com muitos pontos do território continental com os termómetros abaixo de zero. Para o distrito de Bragança, prevêem-se oito graus Celsius negativos (-8ºC). São esperados ainda -6ºC em Vila Real, -4ºC na Guarda, em Braga e em Viseu, -3ºC em Évora e Portalegre, e -2ºC até em Porto e Leiria. No litoral Sul, o frio não chegará para congelar. Em Lisboa a mínima prevista é de 2ºC.

Oito distritos – Bragança, Braga, Vila Real, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Évora e Aveiro – estão sob alerta “laranja” o segundo mais grave do Instituto de Meteorologia, e que representa uma situação de “risco moderado a elevado”. Os demais distritos estão sob alerta “amarelo”.

O frio que está a chegar a Portugal é causado por uma massa de ar polar que está a atravessar quase toda a Europa, deixando gelados vários países. Normalmente, as massas frias seguem outro trajecto, para o quadrante de Leste. Mas um anticiclone – uma zona de alta pressão e bom tempo – estacionado sobre a Europa do Norte e central está a alterar o padrão mais frequente de circulação da atmosfera.

O ar frio está a ser desviado para Sul e para Oeste, apanhando boa parte do continente europeu. Há alguns dias já que o tempo gelado está afectar uma série de países.

Na última semana, os termómetros têm chegado a marcar 30 graus Celsius negativos em várias regiões da Europa de Leste, numa vaga de frio que já causou mais de uma centena de mortos, grande parte na Ucrânia, Polónia e Roménia. Há estimativas diferentes para o número de mortos – 110 segundo a BBC, 160 segundo a agência AFP. As baixas temperaturas estão também a afectar alguns países do Sul da Europa, como a Itália, que está a viver a semana mais fria dos últimos 27 anos.

1 comentário: