quinta-feira, 28 de junho de 2012

O vulcão que arrefeceu a Terra


Cientista diz ter descoberto qual o vulcão que arrefeceu a Terra no século XIII
Enigma da vulcanologia só será desvendado com a publicação do estudo realizado por Franck Lavigne

Um dos grandes mistérios da vulcanologia pode estar prestes a ser resolvido. No século XIII, uma das mais potentes erupções dos últimos sete mil anos largou nuvens de cinza que provocaram um arrefecimento temporário do planeta.

Os cientistas tinham indícios da ocorrência deste fenómeno, mas não sabiam onde nem quando aconteceu com exactidão. Franck Lavigne, da Universidade de Panthéon-Sorbonne (França), acredita ter resolvido o mistério, mas só vai revelar os resultados da investigação com a publicação dos mesmos.

O investigador partilhou dados e fotografias dos vestígios daquele que defende ser o super-vulcão num encontro da União Geofísica Americana (AGU). No entanto, diz que só revela o nome do mesmo no trabalho que publicar numa revista com revisão por pares. Provavelmente, o vulcão será um dos muitos que se encontram na Indonésia.

Esta grande erupção está datada, até agora, do ano 1258, já que núcleos de gelo da Gronelândia e da Antárctida contêm enormes quantidades de enxofre dessa época. Anéis das árvores, registos históricos e outras provas revelam que o planeta arrefeceu pouco tempo depois.

A erupção libertou partículas de enxofre para a atmosfera superior que se estenderam por todo o mundo. Estas, porque reflectiam a luz solar, ajudaram a provocar um arrefecimento temporário do planeta.

Até agora, os principais candidatos a protagonistas da erupção eram El Chichón (México) e Quilotoa (Andes equatorianos). No entanto, a composição química das rochas dos vulcões não coincide com o enxofre de 1258 encontrado no gelo.


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Sistema de satélites vai monitorizar florestas da América Latina


Uma equipa de cientistas da Colômbia, Estados Unidos, Reino Unido e Suíça desenvolveram o primeiro sistema para monitorizar, em tempo real, a desflorestação na América Latina, utilizando dados de satélites. Resultados preliminares do novo sistema revelam que em algumas zonas da Colômbia, a desflorestação aumentou 340 por cento desde 2004 e mais de um milhão de hectares de floresta perderam-se em Gran Chaco, região do Paraguai.

O novo sistema de satélites, denominado Terra-i foi apresentado esta semana na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que termina dia 22, e em breve vai expandir-se para cobrir todas as regiões tropicais. Até agora, só o Brasil tinha um sistema de monitorização em tempo real (desde 2008).
O Terra-i foi desenvolvido para monitorizar alterações na cobertura terrestre a cada 16 dias e em cada 250 metros de terreno. O objectivo é ajudar as instituições que implementam políticas relacionadas com o clima.

FONTE

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Novo Código do Trabalho 2012

Eis o que o governo faz só para ajudar quem trabalha.
Sempre a defender os grandes os pequenos que se lixem.
Parabéns ao governo. Parabéns sinceros. Vergonha.


As principais alterações ao Código do Trabalho:

- Criação de um banco de horas individual e grupal; o banco de horas individual permite que um trabalhador possa trabalhar mais duas horas por dia, até 150 horas por ano. No caso do banco de horas grupal, tal significa que toda uma equipa de funcionários pode ser abrangida pela medida;

- Corte para metade no valor pago pelas horas extraordinárias. Na primeira hora extra, o valor a pagar terá um acréscimo de 25% (contra os atuais 50%) e de 37,5% nas horas seguintes (contra os atuais 70%). Caso o trabalho suplementar seja realizado ao fim de semana ou feriado, o trabalhador ganha apenas 50%, contra os atuais 100%;

- Trabalho extraordinário deixa de dar direito a descanso compensatório, que atualmente representa 25% de cada hora de trabalho suplementar (15 minutos);

- Redução de quatro feriados: Corpo de Deus, 5 de outubro, 1 novembro e 1 de dezembro;

- Encerramento das empresas nos casos de "pontes", por decisão do empregador, com desconto nas férias;

- Eliminação da majoração entre 1 e 3 dias de férias, acrescidos aos 22 dias úteis. Assim, os portugueses deixarão de usufruir dos 25 dias de férias anuais e passam a gozar apenas 22;

- Facilitação dos despedimentos e indemnizações mais baratas para as empresas.

- Empregador pode avançar com despedimentos por extinção do posto de trabalho, mesmo no caso dos funcionários contratados a prazo. É igualmente possível avançar para o despedimento por inadaptação sem que ocorram mudanças no posto de trabalho;

- Introdução de um conjunto de alterações que agilizam e facilitam o recurso à redução do período normal de trabalho ou suspensão do contrato de trabalho por motivo de crise empresarial (lay-off).

terça-feira, 19 de junho de 2012

Inspeção fiscal IRS 2012


Inspeção fiscal: prepare-se para não ser apanhado desprevenido

Qualquer contribuinte, independentemente da origem dos seus rendimentos, pode ser alvo de uma inspeção. Em 2012, esperam-se cerca de 100 mil.

Na maioria das vezes, a inspeção incide sobre um dado específico da declaração de IRS, por exemplo, sobre o conjunto das despesas a deduzir. Mas as contas da atividade de um independente também podem motivar um processo.

Possíveis alvos de inspecção:

  • contribuintes com despesas avultadas, por exemplo, de saúde ou educação, ou que declararam investimentos em aplicações com benefícios fiscais (PPR);
  • trabalhadores independentes com resultados negativos em vários anos consecutivos;
  • casais que começaram entregar a declaração de IRS em conjunto devido a casamento ou união de facto;
  • quem, por sorteio (responsável pelo maior número de inspeções), for chamado a comprovar dados da declaração;
  • contribuintes denunciados. Mas a denúncia tem de ser fundamentada e o denunciante identificar-se;

FONTE

domingo, 17 de junho de 2012

Cientistas inventam um frigorífico solar


Investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra criaram um frigorífico solar inovador, capaz de produzir frio equivalente a cerca de 3 a 4 quilos de gelo por dia.

A nova invenção chama-se FRISOL e na sua base está a implementação da refrigeração por adsorção, utilizando sílica-gel, um material extremamente eficiente na retenção de moléculas de vapor, não tóxico e de baixo custo. Pode adsorver água até 40 por cento do seu próprio peso quando está fria, voltando a libertar a água ao ser aquecida.

O frigorífico solar poderá ser “muito útil em zonas remotas sem rede eléctrica, como por exemplo, em África, para a conservação não só de produtos alimentares, mas essencialmente de medicamentos. A indústria já manifestou interesse por se tratar de uma tecnologia de baixo custo”.

Contudo, o engenho pode ser também usado em alternativa aos frigoríficos comuns, apenas precisa de energia solar para o seu funcionamento.
O FRISOL consegue manter o frio durante dois ou três dias sem sol, graças ao isolamento térmico da caixa frigorífica.

FONTE

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Engenharia a partir de Lego


Torneio desafia jovens a construir robôs para melhorar a qualidade de vida

O torneio nacional da «FIRST LEGO League» (FLL), um programa mundial que impulsiona jovens dos 9 aos 16 anos a desenvolverem soluções robóticas inovadoras para melhorar a qualidade de vida da população, realiza-se no próximo dia 23, na Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa.

Criado em 1998, a FLL conta com a participação de 170 mil crianças, provenientes de 59 países de todo o mundo. O objetivo é entusiasmar os mais pequenos para a ciência, tecnologia e engenharia, através da resolução de problemas científicos da vida real.

Na edição deste ano, os projetos a apresentar pelas crianças têm por base a temática da segurança alimentar. Assim, serão examinados possíveis fontes de contaminação dos alimentos, quer sejam biológicas (roedores, insectos, microrganismos, etc.), químicas, físicas ou associadas ao processamento, transporte ou armazenamento, com o objetivo de encontrar formas de as prevenir ou eliminar.

Na edição do ano passado, os jovens portugueses brilharam com a conquista de vários troféus, entre os quais o de «Melhor Desempenho Robótico», o «Troféu Espírito de Equipa e Valores da FLL» e o de «Engenharia Robótica e o de Melhor Projeto Científico».


FONTE

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Muralha da China é maior do que se pensava


Medição científica fixa comprimento do monumento em 21196,18 quilómetros

A primeira medição científica e sistemática da Grande Muralha da China fixa o seu comprimento em 21196,18 quilómetros, mais do dobro do que se pensava. Um estudo preliminar realizado em 2009 estimava que o muralha percorria 8850 quilómetros.O actual levantamento arqueológico, dado agora a conhecer, também dá conta da enorme deterioração a que está submetido este monumento declarado Património da Humanidade.

Durante o levantamento foram identificados 43721 locais históricos, nos quais se incluem troços de parede, passagens e locais de defesa, bem como diversas outras facilidades e ruínas.
Conhecida pelos chineses como a Longa Muralha dos 10 000 Li (unidade de medida chinesa que equivale a 500 metros), esta é a maior estrutura realizada pela humanidade. Consiste numa série de fortificações, muitas vezes sobrepostas, feitas de pedra, tijolo e barro. Começou a ser construída no no século III a. C., durante a Dinastia Qin (221-207 a.C.) para a protecção do antigo império chinês dos ataques das tribos do norte.

Actualmente, a estrutura sofre de vários males. A sua protecção é difícil nas zonas mais desérticas e fenómenos naturais como terramotos, inundações, chuva e vento afectam o monumento. Além destes, a acção humana está a contribuir para a degradação da muralha. O roubo de pedras e tijolos é muito frequente bem como os cultivos que aceleram a erosão.



sexta-feira, 1 de junho de 2012

Um copo de vinho por dia



Um copo de vinho por dia nem sabe o bem que lhe fazia!
Investigadores comprovam que bebida reduz risco de infecção por alimentos contaminados


A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Católica Porto tem realizado vários estudos que demonstram que a ingestão de vinho diminui o número de bactérias patogénicas presentes em alimentos contaminados.

A investigação em curso revela que a viabilidade dos organismos infecciosos é fortemente afectada quando estes são directamente expostos à acção do vinho devido às propriedades antimicrobianas presentes. Assim, pressupõe-se que a ingestão moderada desta bebida durante a refeição pode contribuir para a diminuição do número de bactérias patogénicas presentes em alimentos contaminados.

FONTE (mensagem completa)